quarta-feira, 31 de março de 2010

Análise de um veículo impresso regional

Mogi News
Por Orlando Olivas

O “Mogi News” é um jornal diário da cidade de Mogi das Cruzes que surgiu em um mercado já dominado por seu principal concorrente, o jornal “Diário de Mogi”. Por isso, devido a este domínio na mídia local, o Mogi News vem passando por mudanças e adequações durantes esses anos. Hoje, com mais de 10 anos da sua criação como jornal diário, ele atinge a liderança na cidade, devido a sua diagramação ser mais dinâmica e seus recursos visuais serem mais leves.
O jornal abrange principalmente Mogi das Cruzes, mas também com notícias relevantes às cidades da região do Alto Tietê. Seu público é bem diversificado, já que na região, há vários segmentos diferenciados de leitores, o que justifica a diversidade de editorias e cadernos contidos no jornal. (Alguns cadernos, só são publicados em dias certos da semana).
Esse público, que vai de comerciantes a estudantes, passando por agricultores que também são uma grande fatia de leitores da região, classificado da classe A até a classe D, é o que sustenta os 12 mil exemplares impressos diariamente de Terça a Sábado, e mais de 14,5 mil aos domingos.
As editorias, apesar de diversificadas, contêm uma diagramação característica, o que facilita a localização do assunto e a identidade visual de cada caderno. Além de conter suplementos especiais como o Newszinho (infantil) e tablóides temáticos e datas especiais.
As fotografias e desenhos, tal como linhas, boxes e toda a parte visual, é trabalhada para manter o jornal mais dinâmico. A própria capa sempre traz fotos da notícia de destaque, em formato grande para que atraia a visão para o veículo. Essas fotografias estão sempre relacionadas ao tema abordado, e fazem do MN um jornal altamente ilustrado, já que ele é rico e abusa de imagens no seu projeto gráfico.
Devemos considerar também que para facilitar a leitura do texto em si, o MN utiliza o recurso de tabelas, gráficos etc., para que nunca seja visto como jornal maçante.
Como parte do seu diferencial, o MN publica esporadicamente revistas e outros tipos de material que são distribuídos junto com o jornal, como revistas e cadernos especiais, o que agrega valores ao mesmo além de proporcionar aos assinantes, uma espécie de bônus pela fidelidade mantida com ele.
Portanto, o MN conseguiu conquistar seu espaço em um mercado restrito com um grande concorrente com mais de 50 anos no mercado, além de pequenos impressos semanais e gratuitos, que de certa forma restringem seu mercado e capital. Ele se mostra dinâmico, e graças a essa sua visão inovadora, hoje em dia tem conquistado novos horizontes. O MN possuiu um site atualizado que é uma das melhores fontes de informação sobre a cidade na internet, além de ter sua versão na TV, através do canal NETcidade. O MN também é responsável pelo jornal “Diário do Alto Tietê” que aborda notícias relacionadas a todas as 10 cidades que compõem esse nicho regional.