terça-feira, 30 de março de 2010

Estadao.com.br, novo portal, novas possibilidades

Por Orlando Olivas

Desde sua reformulação, o jornal “O Estado de São Paulo” tem sofrido alterações não apenas na diagramação, editoriais e outras mudanças no impresso, mas também novidades inclusas no site.
O novo site é repleto de informações distribuídos por toda a página, ocupando assim, toda a área útil do mesmo.
Talvez uma dificuldade a ser ai apontada, é essa distribuição dos assuntos, já que dificulta a localização de um assuntos específico de uma editoria. Os títulos ficam misturados, sem discriminação de assunto, editoria, ou ordem de importância. Nota-se também uma reformulação na linguagem para tornar uma leitura mais “leve”, porém os textos continuam extensos demais para um veículo online. A ausência de retrancas também é notada, o que torna ainda mais difícil a leitura de uma notícia por inteira.
Sua estrutura de “caminhar” pelas editorias é simples e oferece recursos de retornar à página inicial tal como visualizar conteúdos dessa mesma editoria, que tem características que a diferencia das demais, como cores, logos e até um layout específico.
O site também possui recursos de “TV” e outros atrativos que somente o veiculo online pode agregar à notícia, porém como ainda é novo neste ramo, é notável a ausência de grandes acervos.
Um ponto a ser considerado negativo para um site de notícias, é a periodicidade quanto à atualização. Ele chega a ficar mais de uma hora sem receber qualquer tipo de notícia, o que o torna obsoleto comparado aos demais sites deste segmento. Sites como o g1, terra e UOL, mantém uma periodicidade maior, além de conter textos mais leves, informações rápidas sobre os assuntos e atualizações dos mesmos em tempo real.
Estes sites citados, também possuem melhores recursos de interação, como animações em flash, mais fotografias e vídeos, além de um visual mais leve. Mas levando em consideração que o estadão.com.br é proveniente de um veículo impresso, ele fica lado a lado com sites como seu principal concorrente, a folha online.
Portanto, acredito que apesar de que o jornalismo online ser considerado uma nova mídia, o estadão.com.br aparentemente é apenas um complemento da sua versão impressa. Ele age de modo a completar as notícias dadas no dia, aborda acontecimentos após o fechamento do jornal e utiliza do site para trazer recursos multimídia que são impossíveis de conter no jornal impresso.