quinta-feira, 11 de março de 2010

A diferença da divulgação nas mídias online

Por Orlando Olivas

Nos dias atuais, quando falamos em mídias online, estamos nos referindo à infinidade de informação disponível via internet. Essas informações são disponibilizadas em tempo real, o que torna os outros veículos obsoletos quanto à rapidez da informação.
Entre esses meios, devemos de destacar as fontes de informações confiáveis, através da apuração dos fatos e da comparação com outros veículos deste segmento.
A notícia online há de ser praticamente a mesma do jornal impresso e dos demais meios, porém numa linguagem mais curta, pois este meio demanda regras de formatação mais breve e atraente para o leitor, abusando assim de recursos multimídia, como fotos, vídeos, gráficos, mapas etc.
Dentre essas, destaco três dos sites de notícia que mais leio e faço uma breve comparativa entre eles, considerando o fato mostrado “O Terremoto no Chile”. Eles são: G1 (portal de notícias da globo), o Terra Notícias e o Uol Notícias.
Sobre o G1, acredito que tenha sido o primeiro divulgar a notícia sobre o terremoto do Chile. É rico em hiperlinks e recursos multimídias, é bem ilustrado e atrai pelos recursos em flash que permite o leitor interagir com as páginas em busca de informação. Parte de seu conteúdo, vem de fontes internacionais como a AP, Reuters, porém grande parte são produzidas por repórteres do próprio site.
Mantém histórico de acordo com a hora da atualização, e procura outras pautas interessantes relacionadas ao tema.
Já o Terra, possui um canal próprio logo na “home” do site que vai direto ao assunto. Logo de cara, percebe-se a organização do mesmo em relação à noticia e as atualizações, que são feitas durante o longo dos dias. Também percebe-se que há atualização com intervalo de poucos minutos, o que demonstra a preocupação com o tema e a quantidade de profissionais direcionados para tratar este assunto e postar a notícia com uma freqüência maior.
Também tem seu conteúdo próprio, além de agencias de notícias como a Agência Brasil, Reuters, AFP etc. Possui grandes recursos visuais, e fotos do acontecido, e gráfico/mapa para facilitar o entendimento.
Podemos considerar também, a facilidade para encaminhar a noticia para outra pessoa por email, tal como comentar a notícia e links para redes sociais que abordam o tema.
Já o UOL, tem quase que seu conteúdo total a partir de agencias de notícias que são exibidas até mesmo nas chamadas dos conteúdos. As matérias próprias também usam informações da agencia Brasil par a construção do texto. Possui um histórico com intervalo de poucos minutos entre uma atualização e outra, com diferentes fontes de divulgação. Seu recurso visual também é rico, já que utiliza vídeos, fotos e gráficos , imagens e mapas 3d, onde há interação do leitor. Acredito que o que o site tem uma perda grande no espaço de conteúdo devido à quantidade de propagandas espalhadas pela página.
Portanto, entre esses sites de notícia produzem seu próprio conteúdo visando manter o leitor sempre atualizado e informado sobre o tema, traçando paralelos e mostrando sua influência em outros setores e em todo o planeta, como exemplo, na economia asiática.
Entre esses, o G1,é o mais preciso. O texto sempre curto, rico em informações e recursos, e não torna a leitura cansativa, nem dispersiva.