quinta-feira, 8 de abril de 2010

Palestra visa troca de experiências entre alunos

Ex – aluna da UBC relata sucesso profissional como publicitária



Por Natália Ramos e Orlando Olivas



A ex-aluna de Publicidade e Propaganda da Universidade Braz Cubas (UBC), Juliana Melicia Martins Kumagai, de 25 anos, palestrou para os calouros dos sete cursos de comunicação para relatar sua trajetória profissional. O encontro faz parte do I Ciclo de Oficinas da Agencia Núcleo Preparatório (Agencia Experimental de Comunicação) e tem como objetivo mostrar para os novos alunos o cotidiano do profissional fora das salas de aula. O evento foi realizado na última quinta – feira (25) no Auditório I da instituição de ensino.

Juliana é formada em Marketing e em Publicidade e Propaganda. A palestra ministrada por ela, que trabalha com comunicação em empresas desde 2002, mostrou para os alunos como esta área vem crescendo e como os profissionais lidam com este cenário. “Sou uma espécie de agência de publicidade e propaganda dentro das empresas em que atuo. Estou sempre antenada com as tendências de publicidade para ser uma profissional diferenciada no mercado de trabalho.”, relata.

A jovem e experiente palestrante acredita que esta troca de experiências entre profissionais como ela e alunos que acabaram de ingressar em uma universidade é benéfica para os estudantes, assim como a introdução da Agência Experimental de Comunicação nas atividades educacionais da UBC. “A Braz Cubas esta dando espaço para o aluno se aperfeiçoar, ganhar experiência e espaço no mercado de trabalho.”, afirma.


De acordo com a professora dos cursos de comunicação da UBC, Lia Maria Leal, esse I Ciclo de Oficinas remete ao trabalho da agência experimental, que visa integrar o aluno ao mercado de trabalho. “O objetivo destes ciclos de oficinas é aproveitar a experiências dos profissionais no mercado de trabalho e adapta-los para os alunos do primeiro semestre para que eles saibam como está a área”, disse Lia.

A palestra estimulou ainda mais os alunos que não tinham noção do mercado que os aguarda após o término dos curso, como é o caso de Kenetchiller Menecucci, de 17 anos, aluno de Marketing. “A palestra em si foi uma ótima maneira de entendermos um pouco mais sobre a atuação da comunicação dentro da empresa na qual a palestrante trabalhava, e exemplificava as diversas formas de se obter um bom resultado com os nossos clientes, ou seja, um passo a passo de como fazer para satisfazê-lo.”