segunda-feira, 26 de abril de 2010

Brasil é o 2º país que mais envia spams

Por Orlando Olivas

O Brasil está entre os países que mais enviam mensagens indesejadas pela internet, os spams. Os endereços de emails, conhecidos com mailings, são roubados por quadrilhas disfarçadas de empresas de marketing que vendem essas informações para fazer propaganda barata. São milhões de endereços de e-mail à venda no nosso país.

85% dos spams que circulam pelo mundo são enviados de computadores infectados por vírus ou por programas maliciosos. Há vários tipos de spam: propaganda, boatos e os famosos vírus. Assim que um email contendo um spam com conteúdo malicioso, a máquina passa a ser controlada remotamente por outro computador que envia milhares de e-mails sem que o dono sequer desconfie. Alguns escondem programas que roubam informações.
“Se o spam for com intenção de fraude já é crime”, afirma o advogado especialista em direito digital Rony Vainzof.

Hoje já se comercializam número e senha de cartão de crédito que valem aproximadamente US$30 ou até mesmo, acesso à conta corrente que pode custar até US$ 850 dólares.

Já para o envio indiscriminado de propaganda por e-mail ainda não há punição, já que não existe lei específica no Brasil.