terça-feira, 27 de abril de 2010

Dicas básicas para se fotografar bem

Por Orlando Olivas



Para se conseguir uma boa fotografia, não basta apenas ter uma câmera em mãos, além de uma boa câmera, um bom fotógrafo é indispensável. Para isso, é interessante conhecer algumas regras básicas da fotografia.

O enquadramento é a primeira preocupação, o ideal é fugir do clichê, deixar o assunto a ser fotografado sempre no meio da foto. Ouse deixá-lo enquadrado, procure sempre um jeito mais despojado.

Use a regra dos terços (dividida mentalmente o visor em três linhas e três colunas, como um jogo da velha) lembrando que as intersecções das linhas são os pontos mais interessantes, pois são pontos de destaque. Procure explorá-las.

Outro ponto que merece destaque é o flash, porém deve ser usado com cautela, pois seu uso incorreto pode atrapalhar e muito uma composição fotográfica.

Vale lembrar que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, sendo assim é inútil usar o flash quando o foco é um objeto a 30 metros.

Um exemplo claro, de mau uso do flash são shows, pois não é necessário luz extra alguma nesse caso. A luz do palco é mais do que suficiente e usando o flash, a iluminação só vai ficar nas cabeças de quem está na sua frente, fazendo sumir o resto.

Mas um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento.

O plano de fundo também é uma preocupação necessária, já que é tão importante quando o que vem em primeiro plano. Por isso, é bom evitar cores vibrantes, linhas e outros objetos, porque podem tirar a atenção do foco. Além disso, é sempre bom evitar sombras, nesse caso o contraste de luz e sombra requer cuidados especiais.

Já para se fotografar uma pessoa, não tenha receio de se aproximar, se aproximar. Se quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça, assim é possível reparar em detalhes como sardas e cílios. Um detalhe importante é fazer a fotografia na altura dos olhos da pessoa.

Quando o assunto é luz, não há luz mais bonito que a luz natural do sol, portanto, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a luz à suas costas. A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavizar contornos.

A maioria das câmeras digitais vem com controle de cor, que faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz. Experimente bastante o controle de cor até acertar o que mais se adéqua ao que você quer para cada “clic”.

O segredo da fotografia está na tentativa e erro. A leitura do manual da sua câmera é extremamente importante para saber tudo que ela é capaz. A fotografia é subjetiva, não há regras.

O mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser. Boas fotos!